sexta-feira, 2 de maio de 2008
Tipos de hélices
Hélices de duas pás são apropriadas para pequenas embarcações que utilizam motor auxiliar. Também são encontradas em pequenas embarcações a vapor clássicas.
Este tipo de hélice de três pás era encontrado normalmente em navios de passageiros com duas hélices até a década de 40. Também é encontrado em navios cargueiros, em rebocadores de portos (os tugboats), veleiros motorizados e navios pesqueiros clássicos.
Hélices de três pás, com uma grande área de superfície, promovem maior capacidade de propulsão a rotações menores. São normalmente encontradas em iates e veleiros motorizados, navios a vapor e pesqueiros clássicos.
Este tipo de hélice com quatro pás foi comumente empregado em navios mais potentes a partir de 1940. Podemos citar navios pesqueiros, cargueiros e iates motorizados.
Hélices com quatro pás levemente curvadas para trás (lembrando o formato de uma cimitarra) foram desenvolvidas para embarcações mais velozes sujeitas a problemas de vibração, tais como: iates luxuosos, navios de cruzeiro, fratatas, navios patrulheiros e submarinos.
Assim como no exemplo anterior, temos aqui um hélice de quatro pás com as extremidades curvadas para trás. Note, porém, que cada pá aqui tem uma área muito maior, ou seja, trata-se de um hélice com maior coeficiente de área (relação entre a área projetada das pás e a área total ocupada pelo hélice durante sua revolução, pi*r^2). Como vimos no caso de hélices de três pás, essa maior área proporciona maior tração mesmo a rotações menores, de modo que este modelo encontra aplicação em navios patrulha, porta-containers, e outras embarcações do gênero. As extremidades curvadas, novamente, colaboram para mitigar problemas de vibração.
Vemos aqui um hélice de quatro pás também com grande área. As pontas, porém, não apresentam uma curvatura acentuada conforme os modelos anteriores. Assim, este modelo é apropriado para desenvolvimento de grande tração em embarcações menores, onde o problema de vibração não representa preocupações sérias e onde a necessidade de grande tração mesmo a baixas velocidades é pronunciada. Ou seja: barcos policiais, lançadores de torpedo, fragatas e barcos-patrulha são exemplos típicos onde este modelo de hélice é encontrado.
Os hélices de cinco pás, como o mostrado na figura acima, foram muito usados em navios que apresentavam elevado risco de cavitação, até meados da década de 70. Foram posteriormente substituídos por modelos apresentando curvatura tipo simitarra nas pás.
Hélices com seis pás curvadas foram desenvolvidas para aplicações onde problemas de vibração e cavitação eram pronunciados. Encontra emprego em submarinos e em porta-aviões, dentre outros.
Este belíssimo exemplo de hélice com seis pás foi desenvolvido também para aplicações especiais, como porta-aviões e submarinos, visando minimizar problemas de vibração, cavitação e assinatura sonora.
Todos estes exemplos, bem como as imagens, foram adaptados do interessantíssimo site do fabricante de componentes de precisão para modelos, Raboesh Precision Engineering.
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